quarta-feira, 16 de março de 2011

Bethania, Seu Blog e Nossos Milhões

Acordei hoje e dei de cara com a noticia de que Maria Bethania conseguiu autorização para captação de recursos para a criação de um Blog, no valor de 1,3 Milhões.
Sim, MILHÕES!

Um blog dedicado a poesia, denominado O Mundo Precisa de Poesia, com vídeos diários da cantora recitando poemas, dirigido por Andrucha Wassington e produzido pela Conspiração Filmes. Assim, bem profissional.

Acredito sim que o mundo precise de poesia, como precisa de educação, de saude, de segurança, de dignidade, de vergonha na cara e de um Governo que perceba essas necessidades e as sane.

Sempre admirei o trabalho da Maria Bethania, mas dessa vez ela pisou na bola. É obvio que isso nao foi uma decisao unicamente dela, ha todo um staff por tras, mas foi o nome dela que pesou na hora da decisao, foi a credibilidade artistica dela, portanto a responsabilidade é dela sim.

O MinC (Ministério da Cultura), hoje comandado pela Ana Buarque de Holanda, acatou o pedido sem o mínimo de vergonha. Simples assim.

Os defensores árduos de Bethania, alegam que o projeto é caro, que a produção de cada vídeo, que terá em média 1 minuto de duração, é altissima, que a diária do Andrucha custa os olhos da cara, que há custos com produção, cenário, figurino e toda a lenga lenga possível. Nao discordo disso, mas porque o Andrucha? Pra que cenarios, figurinos, produção cinematográfica se o intuito é divulgar a poesia? Poesia precisa disso?

Sabem quantos Teatros temos no Brasil? Sabem quantos deles estão instalados em pequenas cidades, em municipios pobres? E desses teatros instalados em cidades pequenas, sabem quantos recebem grandes produçoes? Sabem quantos recebem sequer alguma produção? Nos grandes Teatros do Rio de Janeiro, você não vê um bom espetáculo, mesmo que um monologo simples, por menos de R$50,00 no mínimo! Um preço alto para a maioria dos habitantes da Cidade Maravilhosa. Cade o incentivo cultural aí?

Sabem quanto custa um show da Maria Bethania? R$180,00 no barato! E nunca, NUNCA realizado em casas populares ou longe dos grandes centros!
Cade o incentivo? Cade a vontade de disseminar a cultura e poesia?
A verdade é que cultura é para poucos! Muito poucos... E será para esses poucos que o Blog será destinado, porque uma produção de Andrucha e Conspiração Filmes, não é de forma alguma, destinada a simples mortais que deveriam conhecer poesia! Isso é coisa pra rico ver, pra gringo ver, pra gente pseudo intelectual apreciar. Não é e nao será para pobres mortais que em sua maioria não possui sequer um serviço de Internet decente, para que se carregue vídeos super produzidos em seus - quiçá - computadores.

Vergonha total!

Conheço vários blogs nessa internet diversificada, que se dedicam a disseminar a Poesia, e todos de maneira simples, singela, linda e sem recursos. Contando unicamente com a dedicação de blogueiros que realmente querem espalhar cultura! No YouTube existem diversos vídeos sobre cultura, muitos não possuem sequer uma produção simples, contam apenas com a poesia em si, arrebatando com eles milhoes de acessos.

Acho interessante o MinC se preocupar em levar poesia a todos, mas estou esperando ha 8 anos o incentivo prometido, de fazerem um Vale Cultura, como o Vale Transporte Eletronico, que seria distribuido para estudantes e trabalhadores, com apoio fiscal as Empresas que o concedesse. O projeto é maravilhoso, consta na pasta desde o primeiro mandato do Governo Lula... Desde a era Gil, mas estamos aí, apos 2 mandatos, ja com a Presidenta Dilma e nem sinal do Projeto, nem mesmo mais noticias sobre ele, na verdade ja anda totalmente esquecido, como toda promessa de campanha...

Isso sim, seria interessante, e mesmo que caro, seria válido...

Bem, a minha revolta já foi colocada, os meus motivos para tal também, só espero que o resto da população pense sobre isso, discuta e exija maiores explicaçoes. Também torço para que a maravilhosa Maria Bethania, perceba em tempo a discrepancia do pedido e reconsidere, ou ao menos venha a publico explicar tudo isso, ja que seu nome é o real viabilizador do projeto e da confusao causada!

E fica a dica para a Record, se a Bethania desistir do pedido ao MinC, convida ela pra A Fazenda, ao menos já sabemos o que ela fará com o prêmio...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...