quinta-feira, 24 de março de 2011

Policiais Militares em Manaus Agindo Como Bandidos

Muito se fala sobre a polícia do Rio de Janeiro. De sua violência, de sua truculência, de seu despreparo. Mas esquecem as outras policias... Ontem uma cena muito me chocou, vendo o Jornal da Globo...

Não é a PM-RJ que está despreparada, é a PM do Brasil.
No geral os salários são ridículos, as condições de trabalho são péssimas e o preparo é cada vez menor. Sem contar que os policiais que já estão na ativa NÃO passam por uma avaliação psicológica periódica, para se verificar o quanto as atividades de combate agiram com seu controle emocional.
Um rapaz que entre na PM com seus sonhos de um mundo seguro, em um ano pode ter seus ideais corrompidos, se tornando tão truculento quanto qualquer outro e corruptivel até o último fio de cabelo.
Há corrupção porque existem corruptores.
Enquanto houver um cidadão, que se diga de bem, oferecendo o dinheiro do café em troca do esquecimento de uma infraçao, haverá sempre PMs dispostos a aceitar o café e em pouco tempo já achar pouco o que ganhava até então, honestamente.

Hipócrita é cada cidadão, que quando parado em uma blitz, ja calcula quando perderá para o guarda, muitas vezes já oferecendo a merreca. Não adianta essa mesma criatura criticar policiais corruptos, se ele mesmo agencia isso.

A corrupção é so um passo para a violência descabida, para a truculencia e maldade desmedida. O cara que começa em blitz em troca do café, acaba subindo morro, sequestrando moleques fogueteiros e pedindo resgate pro gerente da boca, geralmente dinheiro alto, armas ou drogas, que serão repassadas a outras facções.

Mas o que mais me choca é a violência gratuita.

Voltando a reportagem de ontem, um policial de Manaus atira, sem dó, em um GAROTO de 14 anos, desarmado, sem antecedentes.
Um grupo para o garoto, o revista, verificam que não existem armas ou drogas, mas mesmo assim, um deles, agride a criança - sim, porque com 14 anos AINDA é criança - e não satisfeito, vendo o garoto abaixar a cabeça como a implorar por sua vida, dá um tiro a queima roupa, bem no pulmão do menino.
Toda cena foi filmada por cameras de segurança da região.
Após o primeiro tiros, que atingiu o pulmão, o mesmo policial faz outros disparos, até que um outro agente da PM resolve intervir e acabar com a covardia.

O que levou esse profissional da segurança pública a agir assim? Qual o proposito?
O caso ocorreu em agosto passado, mas somente ontem veio a publico, devido as investigações. A familia do garoto está sob segurança da Justiça. Tiveram suas vidas destruídas duplamente. Quando viram essa criança quase ser morta e agora, vivendo uma vida que não os pertence, deixando suas identidades para trás.
O serviço de proteção a testemunha, para ser eficaz, faz com que o cidadão deixe de ser quem é, esqueça raízes, viva sem passado. É um isolamento completo.

Os policiais envolvidos, alegaram que foram recebidos por tiros pelo rapaz, e que apenas estavam se defendendo. Argumento desmentido pelas câmeras.

Até quando o Governo Federal vai permitir que as forças de segurança do País, ajam como bárbaros?
Embora a PM seja da alçada do Governo Estadual, cabe ao Governo Federal zelar pela boa administraçãod e cada Estado, zelar pelo direito de cada cidadão, e isso inclui segurança!

Aqui deixo a minha indignação e o link para a reportagem completa. AQUI

Abaixo o vídeo, cuidado, porque as cenas realmente são fortes, principalmente para pessoas que ainda acredita que somos seres humanos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...